quinta-feira, 8 de junho de 2017

AS LISTRAS E A MODA INTERNACIONAL



Figura 1: Tendências Primavera/ Verão 2017 hemisfério norte e 2018 hemisfério sul.
Fonte: Vogue Portugal (2017)


As tendências apresentadas para o verão Europeu afetam a nossa moda do ano subsequente, assim, o que se direciona ao ano de 2017 europeu, influenciará também o ano de 2018 latino-americano. Mas com as listras, desde o segundo semestre de 2016 já se tem visto a sua presença forte no cotidiano brasileiro.

É certo que as listras sempre estiveram presentes no closet de grande parte das mulheres e tiveram destaque no verão brasileiro de 2017, principalmente, aquelas com padrão preto e branco. Mas o interessante é que elas ainda estão bombando na primavera/ verão da Europa de 2017 e vão continuar em alta nos próximos meses até o fim do verão, que ocorre 21 de setembro. Quem está pretendendo viajar, pode apostar neste visual. 

O Blog Toda Mina foi verificar a moda de rua holandesa e se surpreendeu com a predominância das listras. Com o calor se manifestando na maioria dos países europeus, as pessoas saem mais de casa, buscam atividades externas e, observando o modo de se vestirem percebeu-se que as listras ainda estão reinando, tanto nas vitrines das lojas como nas ruas, em roupas leves. Vale tudo, acessórios, pequenos detalhes da peça ou todo o look.

Com a influência que os países latino-americanos recebem com a moda internacional, também podemos continuar a usar as listras à vontade atualmente e, também no próximo verão! Sim, porque as grandes grifes usaram os padrões de listras nas passarelas, nos desfiles para as tendência de primavera/ verão 2017 (imagens) do hemisfério norte, que começou 21 de março, com o início da primavera e vai durar até 20 de setembro quando termina o verão, o que afeta a moda do nosso verão 2018. 

Mas cuidado, listras também podem pregar uma peça se não usarmos o bom senso. Para quem está acima do peso e não quer demonstrar isso, o mais indicado são as listras verticais que alongam a silhueta, as baixinhas que querem parecer mais altas também devem optar pelas listras verticais. Vestidos justos e com listras horizontais alargam e  encurtam o tronco e podem ressaltar a barriguinha, fazendo com que pareça maior. Neste caso, um casaquinho de cor única pode ajudar a harmonizar o visual. Para não errar na composição, use uma peça com listras com uma peço de cor única, sendo possível também, manter uma cor em comum quando usa duas peças com a estampa. As listras em V tem o efeito visual semelhante ao das listras horizontais, sendo muito adequado a quem tem ombros muito largos, além de ser eficaz na região da cintura por dar um efeito visual de menos volume. 

Mostre como você usa as suas listras no Instagram e marque o #bloguetodamina.