domingo, 12 de março de 2017

Cabelo perfeito? Cuidado com a água da chuva!

É certo que a chuva tem o seu charme e, algumas pessoas até ousariam dizer que sentir a chuva na pele pode ser agradável, além disso, a escassez de água potável no mundo faz das chuvas uma importante fonte a se aproveitar como forma de colaborar com a preservação do meio ambiente e possibilitar o acesso à água em regiões necessitadas.



Mas embora sair na chuva possa parecer um ato absolutamente inofensivo,  nem sempre o é, pelo menos não para seu cabelo.  Nem toda água da chuva é prejudicial à beleza, porém em cidades onde a poluição do ar é alta, a chuva acaba incorporando em sua composição as toxinas existentes até chegar ao solo, e, em alguns casos, até mesmo vírus e parasitas.

A chuva é pura, mas na sua passagem ela acaba levando sais e poluentes contidos na atmosfera, o que é positivo para o ar, mas pede atenção aos que se expõem a essa chuva nas áreas urbanas e industrializadas: “Os contaminantes químicos potenciais incluem pesticidas agrícolas (levadas pelo vento), hidrocarbonetos aromáticos por meio de emissões de fumaça de madeira e depósitos de emissões urbanas e industriais.” (HEIJNEN, 2012, p.47).

Conforme Tomaz (2009), que realizou um estudo sobre a qualidade das águas da chuva,  em áreas próximas ao  mar, encontram-se, na composição da chuva, o sódio, o potássio, o magnésio, o cloro e o cálcio concentrados proporcionalmente ao formato de como são encontrados na água do mar.

Embora toda chuva seja ácida, conforme defende Tomaz (2009), o fenômeno que leva este nome ocorre quando o PH chega a 3,5. A  água destilada é de PH de 5.6, em cidades como São Paulo e Porto Alegre, já se registraram chuvas com PH abaixo de 4,5 (TOMAZ, 2009).

De acordo com reportagem da revista Glamour sobre os benefícios da água filtrada na lavagem dos cabelos, a dermatologista, Neiva, afirmou que substância pesadas contidas na água podem agredir os fios, ressecando, descolorindo e tirando o brilho,  sendo o PH um elemento importante para a beleza e saúde do cabelo. 

O aproveitamento da água das precipitações é importante, e muitas vezes, recomendado para beber e para banho, mas sua coleta deve ocorrer com cuidados específicos e seguir para um tratamento, quando necessário.

Então, quem quer cuidar das madeixas, deve evitar uma exposição muito frequente à água da chuva quando se vive em centros urbanos ou em suas proximidades. O que, é claro, não impede de aproveita a beleza da mesma.


REFERÊNCIAS

HEIJNEN, H. A Captação de Água da Chuva: Aspectos de Qualidade da Água, Saúde e Higiene.  Campina Grande-PB: simpósio brasileiro de captação e manejo de água da chuva, 2012.

TOMAZ, P. Aproveitamento de água de chuva em áreas urbanas para fins não potáveis. 2009.

REVISTA GLAMOUR. Lavar cabelo com água filtrada  é a nova aposta para dar um up nos fios. 2015. Disponível em:  http://revistaglamour.globo.com/Beleza/Cabelo/noticia/2015/08/lavar-o-cabelo-com-agua-filtrada-e-nova-aposta-pra-dar-um-nos-fios.html Acesso em: 12/10/2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário